The Macallan apresenta coleção inspirada no artista escocês Charles Rennie Mackintosh

Coleção "The Tree of Life" traz dois novos single malts limitados que conectam arte, natureza e tempo, com destaque para um rótulo de 46 anos apresentado em cristal Lalique.

macallan1Coleção "The Tree of Life" traz dois novos single malts limitados que conectam arte, natureza e tempo.

A The Macallan lança a coleção “The Tree of Life”, uma edição limitada com dois single malts escoceses inspirados na obra e no legado do artista Charles Rennie Mackintosh, ícone do design e da arquitetura no início do século XX. Com forte presença da natureza como elemento criativo, a coleção reúne as expressões The Tree of Life by The Macallan e Art is the Flower. O lançamento reforça o interesse da marca em explorar conexões entre whisky e outras formas de expressão artística, unindo história, design e sensorialidade em dois rótulos únicos.

As duas expressões reforçam o histórico da The Macallan de investir em colaborações criativas com nomes da arte, gastronomia e design, e representam mais um capítulo do compromisso da marca com a preservação de patrimônios culturais e a reinvenção do luxo a partir de narrativas autênticas. O destaque da coleção é The Tree of Life, um single malt de 46 anos maturado em dois barris de carvalho europeu previamente envelhecidos com vinho Jerez desde 1979. O número 46 foi escolhido porque foi nessa idade que Mackintosh se afastou da arquitetura para se reconectar com a natureza, produzindo algumas de suas obras mais conhecidas.

macallan

Apenas 112 unidades foram produzidas. O whisky é apresentado em uma garrafa de cristal Lalique, com tampa inspirada em “The Spirit of the Rose”, vitral criado por Mackintosh em 1902. A peça é envolvida por uma escultura metálica baseada em elementos decorativos desenvolvidos pelo artista para sua arquitetura. Segundo Kirsteen Campbell, Master Whisky Maker da The Macallan, o rótulo traz “notas de frutas tropicais com madeira tostada, especiarias e carvalho antigo — um perfil complexo que remete diretamente ao trabalho em madeira do artista”.

A segunda expressão da coleção, Art is the Flower, é um single malt maturado em barris de carvalho europeu barris previamente utilizados para vinho Jerez. Inspirado pelas formas naturais presentes nas obras de Mackintosh, o whisky traz notas de figo, frutas secas, cereja, amêndoas e carvalho polido. De acordo com o Whisky Maker Steven Bremner, a criação buscou refletir o espírito de Mackintosh: “Selecionamos barris no auge da maturação para capturar nuances delicadas e frutadas, além das notas clássicas do carvalho europeu.” O nome da expressão vem de uma fala do próprio Mackintosh em 1902: “A arte é a flor. A vida é a folha verde" (do original, inglês: "Art is the flower. Life is the green leaf”), uma metáfora sobre o ciclo da criação, que também inspira o conceito da coleção.

O projeto inclui ainda uma série de curtas documentais com criadores influenciados pela obra de Mackintosh, como o estilista escocês Christopher Kane, que já usou elementos do artista em coleções anteriores. A coleção também contou com a colaboração da Charles Rennie Mackintosh Society, que preserva o legado do artista. Segundo o diretor Stuart Robertson, “a parceria com a The Macallan reforça como o trabalho de Mackintosh continua atual — e como pode dialogar com outras formas de arte, como o whisky”. Com esta edição, a The Macallan amplia seu histórico de colaborações com nomes da arte, moda e gastronomia, unindo tradição e inovação para explorar o tempo como ingrediente essencial.