Os spas estão se voltando para tratamentos baseados na ciência mais do que nunca

O antigo domínio das massagens para casais se tornou a próxima fronteira da medicina (por enquanto), com bem-estar baseado na ciência, desenvolvido por médicos.

WhatsApp Image 2025-06-30 at 10.24.26O antigo domínio das massagens para casais se tornou a próxima fronteira da medicina (por enquanto), com bem-estar baseado na ciência, desenvolvido por médicos.

Stefan Safko é CEO de uma startup de robótica com pouco mais de quarenta anos. Ele tem uma vida profissional bem-sucedida, uma vida pessoal gratificante e, segundo qualquer métrica tradicional, está no auge da saúde. Não tem doenças crônicas, pratica exercícios regularmente e sempre se alimentou de forma saudável. Mas, como a maioria das pessoas motivadas e realizadas, ele gostaria de evoluir.

Embora Safko não esteja de forma alguma procurando se tornar o próximo Bryan Johnson , gastando US$ 2 milhões por ano em esforços antienvelhecimento, ele é um dos muitos nos espaços de tecnologia e negócios que buscam uma vida mais longa e saudável. "Eu leio livros e procuro pessoas e materiais 'confiáveis' online para orientação", diz Safko. "Tende a haver muito barulho, especialmente com personalidades de mídia social se tornando autoridades da noite para o dia e modismos que são mais impulsionados pela mídia social do que apoiados pela ciência." Safko claramente não está interessado na concepção tradicionalmente "woo woo" de " bem-estar ", que evoca imagens de gurus sacudindo pandeiros mais do que cuidados médicos baseados em evidências. Felizmente para ele, o bem-estar apoiado pela ciência explodiu em popularidade nos últimos anos - e o marco zero para esse desenvolvimento pode ser um pouco surpreendente. Em vez de um consultório médico em Beverly Hills ou no Vale do Silício, esses tratamentos científicos são atualmente encontrados em spas.

Resorts tradicionais como Pebble Beach agora oferecem tratamentos com luz infravermelha e cadeiras antigravidade, além de suas tradicionais terapias físicas para aprimorar o jogo de golfe. Nomes europeus consagrados como Preidlhof e Sha Wellness oferecem clínicas do sono de nível médico e tratamentos de pulso eletromagnético. O Velaa Private Island , um hotel exclusivo nas famosas Maldivas tropicais, tem promovido intensamente (e com sucesso) sua "sala de neve" crioterápica paradoxalmente ártica. Tratamentos como injeções intravenosas de vitamina, terapias com células-tronco e uma miríade de testes biométricos com o objetivo de criar tratamentos individualizados agora são comuns nos principais resorts do mundo. Ao contrário dos spas médicos tradicionais, esses programas se posicionam como parte de uma abordagem mais holística para o bem-estar a longo prazo, adaptada não ao tratamento de queixas existentes, mas à busca mais ampla por uma vida ideal.

WhatsApp Image 2025-06-30 at 10.24.26 (1)Indo além da mesa de massagem: consultas de bem-estar aproveitam o ambiente arborizado do Sensei Lanai.

Então, como exatamente o antigo domínio das massagens para casais e da água de pepino se tornou a próxima fronteira da medicina? Segundo o Dr. Shah, é onde as pessoas já estão acostumadas a gastar seu próprio dinheiro com bem-estar. Embora possa parecer complicado para os spas equilibrarem a parte laboratório médico e a parte oásis aromaterapêutico, a diretora do spa, Pat Makozak, do Four Seasons Maui em Wailea, não teve problemas. "É tudo o mesmo objetivo", diz ela. "Quando os hóspedes ligam para agendar uma massagem, se souberem que temos tratamentos intravenosos disponíveis, eles simplesmente adicionam isso. Já oferecemos alguma tecnologia nos tratamentos de spa: temos uma luz infravermelha em todas as salas de massagem e uma máquina de crioterapia que incorporamos aos tratamentos faciais." Makozak levanta um bom ponto. Já temos tratamentos focados em beleza, como Botox e crioterapia, no espaço do spa — por que não usá-los para a nossa saúde em si? Os medi-spas, que há muito integram a ciência aos tratamentos eletivos, têm como único objetivo melhorar a qualidade de vida, então talvez não seja tão surpreendente que o futuro do bem-estar médico holístico tenha criado raízes no mesmo solo.

Embora certamente não haja nada como quimioterapia ou cirurgia acontecendo em qualquer mesa de massagem, os médicos são os principais responsáveis ​​pela elaboração desses novos cardápios de spa. Alguns profissionais médicos veem esses esforços como um passo na direção certa para uma expansão muito necessária de nossas ideias de saúde e bem-estar; outros os veem como uma busca desnecessária por dinheiro. Monty Dunn, médico anestesista em São Francisco, é um desses céticos. Por exemplo, o Dr. Dunn aponta que não há evidências que sustentem a eficácia de quase todas as vitaminas e suplementos, muito menos das populares versões intravenosas (que ele caracteriza como "terapia de hidratação", no máximo). Embora a terapia com células-tronco esteja na moda, o Dr. Dunn é rápido em lembrar que a ciência ainda não descobriu como induzir as células-tronco a se diferenciarem em algo específico, o que significa que as células-tronco injetadas provavelmente não fazem nada, na melhor das hipóteses, e podem, teoricamente, se tornar câncer, na pior. Sim, todos os testes biométricos e de painel sanguíneo para identificar propensões a doenças são bons e provavelmente se tornarão cada vez mais populares no setor privado. No entanto, o Dr. Dunn explica que, na verdade, não conhecemos os marcadores de muitas doenças comuns, o que torna os exames atuais longe de serem revolucionáriamente úteis neste momento.

De acordo com Vishal Patel, MD, PhD e diretor médico do Sensei (o retiro de bem-estar fundado por Larry Ellison que oferece exclusivamente tratamentos com base científica), pessoas em busca de bem-estar bem-educadas como Safko são o público principal dessas instituições. "A interseção entre saúde, bem-estar e viagens cresceu exponencialmente nos últimos anos", observa Patel. Isso provavelmente é resultado do nosso sistema de saúde atual, que Darshan Shah, MD — fundador do centro de otimização de saúde e longevidade Next Health , que oferece serviços médicos no spa Four Seasons Maui — descreve como "cuidado de doenças". O sistema de saúde americano tradicionalmente se concentra no tratamento de patologias; em outras palavras, ele aborda os problemas somente depois que eles se tornam grandes problemas. Esse sistema deixou uma lacuna no mercado para aqueles que buscam atendimento de nível médico focado em prevenção e otimização, em oposição à triagem.

O Dr. Dunn concorda que nosso sistema de saúde tem enfatizado excessivamente a resolução rápida de problemas, mas acredita que essa é a razão pela qual os ricos, obcecados pela mortalidade, são rápidos em desembolsar dinheiro para placebos e truques milagrosos antes de adotar mudanças sustentáveis ​​no estilo de vida. Jim Cahill, guia de mentalidade do Sensei e especialista em neurociência contemplativa, também identificou o desejo por soluções rápidas como uma mentalidade comum, mas acredita que é possível lidar com isso. "Não há nada inerentemente errado em buscar resultados imediatos, e as avaliações de bem-estar [do Sensei] podem e visam melhorias imediatas no sono, na alimentação, no gerenciamento do estresse e no movimento", afirma. "Mas as evidências são claras demais: podemos fazer muito mais mantendo essa perspectiva mais ampla. O bem-estar ao longo da vida exige essa abordagem abrangente, na qual práticas temporárias se tornam estilos de vida sustentáveis."

Ronjon Nag , um famoso inventor e empreendedor de tecnologia que atualmente lidera uma empresa de capital de risco em IA e Longevidade enquanto leciona a mesma em Stanford, acredita inequivocamente na capacidade da ciência de hackear a longevidade e o bem-estar. Em conversa com o Robb Report , ele expandiu sobre as muitas empresas em que investiu com objetivos que vão do rejuvenescimento mitocondrial à reprogramação epigenética e até mesmo uma vacina para retardar o envelhecimento. Embora claramente mais otimista do que o Dr. Dunn sobre o futuro do bem-estar médico, ele concorda que será o setor privado que fará as coisas avançarem, promovendo abordagens mais orientadas ao paciente e centradas em testes. Dada a experiência de Nag com o desenvolvimento de tecnologia e IA que agora usamos todos os dias, suas previsões (e investimentos) provavelmente são algo a ser observado por aqueles interessados ​​na área.

Pedi dicas ao Dr. Shah para quem busca esses tratamentos, principalmente quando se trata de diferenciar o que vale o custo e o que pode ser apenas uma fachada. O Dr. Shah recomendou que você procure apenas clínicas onde um médico licenciado supervisione o programa e consulte seu médico antes sobre os tratamentos que gostaria de experimentar. Embora muitos tratamentos possam ser tecnicamente seguros e relativamente eficazes, um médico poderá aconselhá-lo sobre se valem o custo, muitas vezes alto. Também é uma boa ideia se perguntar o que você espera obter com o tratamento: você está procurando uma solução rápida ou está pronto para fazer as mudanças de estilo de vida sustentadas que esses programas costumam recomendar?

Por enquanto, se você busca ser mais proativo em relação à sua saúde e longevidade, o spa é o melhor lugar para encontrar aquele exame de corpo inteiro ou uma sessão de longevidade baseada em biomarcadores. Só não espere que o plano de saúde cubra isso.

Reportagem original: Spas Are Leaning Into Science-Based Treatments More Than Ever Before