Elegância esportiva define a nova coleção masculina da Louis Vuitton inspirada na Ivy League
Pharrell Williams assina uma cápsula que combina alfaiataria refinada, códigos atléticos e savoir-faire francês para um dândi global em trânsito entre tradição e inovação.
A Ivy League de Pharrell Williams traduzida em alta moda masculina pela Louis Vuitton.
A coleção-cápsula Louis Vuitton Fall 2026 retrata o estilo Ivy League no contexto do dândi contemporâneo global. Com lançamento em setembro de 2025 como uma prévia da coleção Men's Spring-Summer 2026, a proposta transicional se inspira no intercâmbio transatlântico que é central para a estética colegial clássica e o reflete nas filosofias interculturais do Diretor Criativo das linhas masculinas, Pharrell Williams. Derivado do guarda-roupa britânico do início do século XX, os códigos do estilo universitário americano ilustram a evolução que ocorre quando as roupas transitam de um domínio para outro. Essa premissa dá forma a uma expressão dândi permeada pela estética do remo. O vocabulário visual do tradicional esporte universitário serve como símbolo da colaboração humana, disciplina e discernimento que estão no coração do Louis Vuitton Studio Homme.
Uma paleta enraizada nos tons suaves do guarda-roupa tradicional é iluminada por cores vibrantes inspiradas em flâmulas universitárias clássicas. Capturando o estilo de vida do dândi da Ivy League – de treinos de remo a estudos e eventos no campus – as nuances conferem uma silhueta transversal suspensa entre a esportividade casual e a elegância preppy. Confeccionado em materiais adequados ao clima outonal variável, o guarda-roupa convida para formas versáteis de sobreposição, enquanto o encontro entre códigos casuais e de alfaiataria permite diferentes níveis de formalidade. Essa simbiose se expressa em peças sofisticadas de alfaiataria preppy e artigos clássicos de couro e malharia adornados com insígnias universitárias, em contraste com peças do guarda-roupa esportivo universitário, incluindo peças de materiais tecnológicos com letras universitárias, concebidas por meio do savoir-faire da Maison.
A coleção ganha vida por meio de uma profusão de estampas e grafismos que unem os emblemas da Ivy League com a iconografia da Louis Vuitton. Um Monograma Tartan, que une herança e universo universitário, é reinterpretado em um jacquard tom sobre tom, aplicado em camisas de flanela, blusões com capuz e conjuntos denim em tons de bege e azul. Uma listra Monogram Heritage, inspirada no atletismo, estampa um corta-vento, uma blusa utilitária e um conjunto de tricô reversível. O motivo Monogram Seeds transforma a emblemática flor da Maison em um padrão que remete à textura grain de riz, típica do padrão Damier, e é executado por meio de impressão pigmentada, gravação a laser ou bordado em ponto corrente em camisas de couro e conjuntos em denim. Uma charmosa aplicação “LV Club Flags”, em bordado e estampa com flâmulas universitárias, adorna jaquetas denim e peças casuais. Por fim, insígnias universitárias LV Crests enfeitam os casacos e peças de alfaiataria, expressas em louros, letras e emblemas.
A natureza transicional da coleção estabelece a base para um outerwear versátil: uma blusa utilitária e reversível azul-marinho em lã, cashmere e seda revela forro com a listra Monogram Heritage; um blusão acolchoado no padrão do Monograma pode ser usado individualmente ou em camadas sob casacos; um casaco azul-marinho de bouclette com abotoamento simples traz uma proposta formal, enquanto um casaco reversível bege em jacquard, com um lenço Monograma destacável, oferece uma silhueta mais descontraída. As malhas foram pensadas para temperaturas urbanas intermediárias, assim como as camisas em jersey com bordados em efeito tricô com a inscrição Marque Louis Vuitton Déposée. Calças cargo e bermudas adicionam uma sensibilidade utilitária à elegância preppy, ao lado de tops esportivos e jaquetas trucker refinadas.
O mood Ivy League se consolida em gravatas adornadas com o padrão LV Club, que aparece também em meias e bonés, enquanto cachecóis e gorros no padrão Only LV Mini, em tricô, refletem a mudança sazonal da temporada. Cachecóis Monogram Heritage em jacquard reversível exibem cores sólidas no verso — efeito que também adorna os cintos. A coleção expande a linha de óculos LV Slide com novos formatos, inspirados pela velocidade, com lentes redondas ou quadradas arredondadas e quatro listras de metal dourado nas hastes. Os acessórios se inspiram no universo colegial e aparecem em versões versáteis do LV Club: colar, pulseira, anel e brinco argola, todos em prata esterlina com acabamento em pátina preta e elos gravados. Os bag charms incluem porta-cartões, em uma leitura divertida e sofisticada dos clássicos universitários.
Combinando elegância casual, as interpretações dos calçados percorrem os códigos do estilo preppy, do workwear e do esporte. O mocassim LV Oxford é apresentado em couro com detalhes metálicos em forma de flor. O modelo é confeccionado com a técnica Blake construction, na qual o solado é costurado diretamente ao
cabedal e à palmilha pelo lado de dentro, garantindo leveza, flexibilidade e um formato elegante. O LV Remix ganha forma em uma bota de cano curto e em um dockside, ambos em jacquard Monogram combinado com couro liso, além de uma versão Mary-Jane em couro liso — todos com solados de borracha ultraleves. No encontro entre esporte e sofisticação, o atemporal tênis LV Classic é renovado em nobuck, enquanto o LV Trainer aparece em couro perfurado com combinações de cores inspiradas no universo colegial esportivo, além de versões em couro texturizado bicolor.
Uma nova interpretação do Monogram Héritage, concebida por Pharrell Williams para a Louis Vuitton apresenta bolsas em tonalidade verde adornadas com listras preppy em azul ou vermelho. As peças trazem ferragens metálicas douradas, acabamentos em azul-marinho, alças listradas e tags de identificação, que podem ser personalizadas com iniciais. O padrão aparece em modelos como Satchel Messenger, Trio Messenger, Keepall 25, Keepall 55, Rush Bumbag e na mala de viagem Horizon 55, além de artigos em couro. Um modelo excepcional, a Speedy P9 em suede, é gravada em baixo-relevo com a flor do Monograma e traz dois lenços em seda, criados para serem amarrados nas alças. Inspiradas no mascote da coleção, carteiras e bag charms em formato de tartaruga — feitos em canvas e couro — trazem um toque lúdico às peças, ao lado de uma clutch Monogram em couro e uma pochette no formato de bola de rúgbi, em homenagem ao universo esportivo da Ivy League.