45 Park Lane, Phaidon e Artspace apresentam série de artistas contemporâneos

Exposição celebra 30 anos da série Contemporary Artists da Phaidon com 100 monografias e obras de nomes consagrados da arte contemporânea.

11043Exposição celebra 30 anos da série Contemporary Artists da Phaidon com 100 monografias e obras de nomes consagrados da arte contemporânea.

Até 23 de novembro de 2025 o hotel 45 Park Lane, sediado em Londres e membro da Dorchester Collection, realizará uma exposição em colaboração com a Phaidon e a Artspace para celebrar os 30 anos da Contemporary Artists Series da Phaidon. Lançada em 1995, a Contemporary Artists Series da Phaidon é a série de livros dedicada à arte contemporânea mais antiga em execução contínua, e este ano comemora sua 100ª monografia de artista.

Descrita pela Artforum como “o projeto editorial mais ousado, melhor executado e mais abrangente dedicado à arte contemporânea”, a série apresenta os maiores artistas contemporâneos da atualidade. Entre eles, Mark Bradford, Cecily Brown, Rashid Johnson, KAWS, William Kentridge e outros estarão em exibição, com contribuições de importantes críticos, curadores e escritores como Okwui Enwezor, Massimiliano Gioni e Hans Ulrich Obrist.

A Contemporary Artists Series foi lançada por Iwona Blazwick, na época editora responsável da Phaidon, e posteriormente, de 2001 a 2022, diretora da Whitechapel Gallery. A abordagem editorial única da série, que prioriza uma ampla variedade de perspectivas de diversos especialistas, inclui uma conversa com o artista, um longo texto de análise, um texto mais curto com foco em um único corpo de trabalho, além de escritos do próprio artista, uma visita ao ateliê e uma cronologia abrangente. Monografias recentes da série apresentaram artistas como Cameron Jamie, William Monk e Anri Sala.

10908

Esta exposição especial de aniversário contará com uma biblioteca exclusiva com todas as 100 monografias de artistas — uma das apenas três coleções completas no mundo — juntamente com obras de arte em edição limitada encomendadas para a série.

Nomes renomados como Cecily Brown, William Kentridge, Rashid Johnson, Yoko Ono, Jean-Michel Othoniel, Adam Pendleton, Dana Schutz e outros estarão presentes, oferecendo uma visão abrangente sobre sua evolução artística e impacto.

Obras selecionadas em exibição incluem:

Listen for the Echo de William Kentridge (2022): Impressão jato de tinta arquivística com coloração manual em tinta indiana rosa sobre papel Hahnemühle Hemp. Assinada e numerada pelo artista na frente.

TIDE de KAWS (2023): Serigrafia em 10 cores sobre papel Coventry Rag com tinta à base de água e ultravioleta, assinada e numerada pelo artista na frente.

Line Painter de Dana Schutz (2023): Serigrafia em 13 cores com gravação e água-forte sobre papel gampi, assinada, numerada e datada pela artista.

Sem título de Jean-Michel Othoniel (2024): Vidro espelhado em três cores distintas. Gravado com número da edição e assinatura do artista.

Mount Atom de William Monk (2025): Litografia.

A exposição estará aberta para hóspedes do hotel e visitantes.