Entre palácios e horizontes, uma jornada única pela beleza inesquecível de Istambul
Fomos conhecer a antiga e a moderna Istambul, dormindo em palácios transformados em hotéis do Four Seasons. A metrópole turca não se resume às lúdicas histórias da velha capital de três impérios. por Silviane NenoI, de Istambul | fotos DIVULGAÇÃO
O palácio neoclássico amarelo do Four Seasons at Sultanahmet foi remodelado pelo estúdio de design Goddard Littlefair.
A chegada a Istambul já deu pistas de um começo magnífico. Imagine ser recebido na saída do avião por um carrinho de golfe, pilotado por uma motorista tão ágil que num piscar de olhos as malas e o viajante já estavam a bordo da Mercedes Sprinter, a caminho do hotel. O VIP Airport Service é operado pela agência Sea Song e oferecido como transfer pelos hotéis Four Seasons.
Experimentamos os dois hotéis em Istambul da rede conhecida pela excelência no serviço e por suas camas icônicas, cujo conforto é segredo que ninguém explica. No primeiro, o Four Seasons at Sultanahmet, que ocupa uma antiga prisão política de 1918, foi um mergulho na cidade histórica. A majestosa construção neoclássica, com interiores modernizados pelo estúdio de design Goddard Littlefair, é prova de que o passado e o presente podem andar de mãos dadas. O hotel, que já foi premiado como um dos melhores do mundo, fica no quarteirão mais antigo da cidade, a poucos metros dos principais pontos turísticos, como a Hagia Sophia, a Mesquita Azul, a Cisterna da Basílica e o Grande Bazar. A localização permite até que se dê um pulo no quarto para pegar um guarda-chuva se o tempo mudar.
Banquete de sultões
Four Seasons Istambul at the Bosphorus ocupa um palácio otomano, morada de um sultão no século 19.
Na Turquia, o café da manhã é tratado como ritual. E o Four Seasons at Sultanahmet leva a tradição ao pé da letra. É um pecado sentar no Avlu, o restaurante do jardim interno, com o tempo apertado. Impossível deixar de experimentar sem pressa os iogurtes, as azeitonas e os nacos de queijo de cabra. Sem falar dos pães, docinhos, ah os doces turcos... a baklava finíssima é o carro-chefe da La Pistache, a confeitaria do hotel, com uma vitrine de encher os olhos, junto ao lobby.
Depois do banquete, o divertido é se perder pelas ruas desviando de gatos – animais sagrados e respeitadíssimos – até chegar ao Hurrem Sultan, o famoso banho turco da cidade. Pense em um palácio de mármore branco, desenhado pelo legendário Mimar Sinan, com mulheres de braços fortes prontas a esfoliar seu corpo, cobrir com argila verde e depois massageá-lo com uma nuvem de espuma.
Jovem e cosmopolita
A imponência dos corredores do Sultanahmet, que já abrigou uma antiga prisão, ganhou a sofisticação de um estrelado Four Seasons.
No nosso segundo endereço, o Four Seasons Istanbul at the Bosphorus, um palácio otomano, morada de um sultão no século 19, o burburinho jovem e cosmopolita fica a poucos minutos de carro. Também acontece dentro do hotel, no bar do terraço, com uma vista deslumbrante, na piscina. Nos dias mais frios, a dica é aproveitar o spa equipado com academia e aparelhos de última geração e a piscina aquecida com dimensões quase olímpicas.
Às margens do estreito de Bósforo, a paisagem das janelas da suíte soa quase como provocação a ficar ali e esquecer da vida. Mas a cidade pulsa lá fora. No bairro Nisantasi, bem pertinho, estão as residências mais luxuosas, as butiques de grife, os cafés e dezenas de restaurantes abrigados em construções art nouveau. Nas ruas menores há charmosas padarias e mercados e o vaivém colorido dos locais.
Quando chega o verão, eles lotam bares e rooftops ao redor do Bósforo. Assistir de um barco o espetáculo do pôr do sol é imagem de grudar na memória. A agência Sea Song cuida para que a bordo do iate de 73 pés o vinho esteja na temperatura ideal até o destino do jantar em algum ponto do mar Negro ou de Mármara.
De volta ao hotel, não há sensação melhor do que saber que a cama mais famosa do mundo estará impecavelmente arrumada para um sono inesquecível, embalado pelo que se viu e viveu.