'Manter a liderança exige mais do que sofisticação', afirma Augusto Martins, CEO da JHSF
À frente da JHSF, Augusto Martins revela como a combinação entre visão estratégica, foco no cliente e curadoria de excelência consolida o grupo como referência em luxo e inovação no Brasil — e no mundo.
Augusto Martins Júnior, CEO da JHSF. (Foto: Divulgação)
Na confluência entre arquitetura sofisticada, lifestyle exclusivo e serviços de altíssimo padrão, a JHSF Participaçõesse consolida como um dos principais nomes do mercado imobiliário e de consumo de luxo no Brasil. De shopping centers a residências Fasano, de hotéis cinco estrelas a um aeroporto executivo internacional, a empresa, atualmente liderada por Augusto Martins Júnior, soube construir uma marca que não apenas oferece produtos imobiliários, mas antecipa os desejos de um público cada vez mais seleto. Nos últimos anos, a companhia tem mostrado que essa estratégia pode alçar voos ainda mais altos.
Com um portfólio diversificado e coerente, a JHSF organiza sua atuação em quatro verticais: incorporação imobiliária, shoppings, hospitalidade e gastronomia, além da mais recente aposta em mobilidade aérea com o Aeroporto Catarina. Essa estrutura permite à companhia oferecer uma experiência integrada para o cliente de alta renda — ele pode viver, consumir, viajar e se entreter dentro do ecossistema JHSF.
“A construção desse ecossistema diversificado entre as unidades de negócio e o ganho sinérgico que isso traz no relacionamento com nossos clientes se refletem no sucesso operacional da companhia como um todo”, destaca o CEO, Augusto Martins.
Bons resultados e otimismo
Com forte crescimento nos últimos meses, a JHSF se consolidou como a grande marca de lifestyle de altíssima renda na América Latina. Fundada em 1972, a empresa alcançou no primeiro trimestre de 2025 resultados históricos, impulsionada principalmente pelo seu ecossistema de ativos de **renda recorrente** e pelo avanço do seu plano estratégico de capital e internacionalização.
A receita bruta consolidada no 1T25 foi de R$ 439,5 milhões, um crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2024. O lucro líquido saltou **139%**, atingindo R$ 340 milhões, enquanto o EBITDA ajustado cresceu 61%, alcançando R$ 197,8 milhões.
“O balanço comprova a consistência da nossa estratégia, pautada em duas vertentes: o foco no público de alta renda, que impulsiona o crescimento das atividades operacionais, e a diversificação dos negócios, equilibrando incorporação e geração de renda recorrente”, explica Martins.
Panorama do portfólio
A companhia é proprietária de empreendimentos icônicos como o Shopping Cidade Jardim, o Catarina Fashion Outlet e o CJ Shops. Também foi responsável pela criação de projetos que se tornaram referência em bem-estar, como a Fazenda Boa Vista, cuja experiência foi expandida para o recém-inaugurado Boa Vista Village.
“Temos uma gestão robusta, tanto interna quanto externamente. Essa diversificação se traduz em crescimento, percepção positiva dos clientes, ganhos de margem e, sobretudo, na força da marca JHSF como um hub único para parcerias e desenvolvimento de novos negócios na América Latina”, afirma o CEO.
Fortalecimento da renda recorrente
Um dos pilares da estratégia da JHSF é o aumento da participação da renda recorrente, que já responde por 74% do EBITDA ajustado consolidado. O bom desempenho dos shoppings — como o Shopping Cidade Jardim, que teve crescimento de 25% nas vendas — e do Catarina Fashion Outlet, foi determinante.
No segmento de hospitalidade e gastronomia, os indicadores também mantiveram crescimento de dois dígitos: o RevPAR subiu 17% e o couvert médio nos restaurantes Fasano aumentou 14%, alcançando um recorde de mais de R$ 100 milhões em receita no trimestre.
O Aeroporto Executivo São Paulo Catarina também apresentou números históricos, com aumento de 49% nos movimentos de aeronaves e 29% no volume de combustível abastecido. Com a demanda crescente, a empresa deu início à construção de quatro novos hangares.
“O crescimento dos nossos negócios, a força da renda recorrente e a performance sólida da incorporação nos levaram a resultados recordes. Pela primeira vez, ultrapassamos a marca de R$ 1 bilhão em renda recorrente e realizamos a maior emissão de renda fixa da nossa história”, comemora Martins.
Expansão internacional
No segmento de hospitalidade, a internacionalização da marca Fasano está em plena expansão. Estão em desenvolvimento novos hotéis em Miami (EUA), Londres (Reino Unido), Sardenha (Itália), Cascais (Portugal) e La Barra (Uruguai), que se somarão ao portfólio existente em Nova York, Punta del Este e outros destinos.
“Nada disso seria possível sem o comprometimento do nosso time, a confiança dos nossos clientes e o apoio dos nossos parceiros e stakeholders”, reforça a liderança da companhia.
Com esse pipeline robusto, a JHSF mantém a visão de longo prazo de se consolidar como uma plataforma internacional de lifestyle de luxo, combinando incorporação, hospitalidade, varejo e mobilidade para um público que valoriza não apenas bens, mas experiências exclusivas e integração entre serviços.
“Avançamos em qualidade, segurança e estrutura financeira. Os movimentos no mercado de capitais nos proporcionaram um arcabouço mais eficiente, alongado e seguro. Investimos fortemente no desenvolvimento dos nossos negócios e, com geração de caixa saudável, vamos continuar investindo, pagando dividendos aos acionistas e promovendo o crescimento sustentável da companhia”, conclui o CEO.
Velocidade de cruzeiro
Localizado a 60 km da capital paulista, o Aeroporto Catarina é o primeiro aeroporto executivo privado homologado do Brasil. Com pista de 2.470 metros, serviços de hangaragem e terminal VIP, o local atende uma elite que valoriza eficiência, discrição e comodidade. Neste ano, ele foi palco da quarta edição do Catarina Aviation Show, evento realizado no início de junho, já se tornou um dos mais importantes da aviação executiva da América Latina. Durante três dias, os hangares se transformaram em showrooms para fabricantes como Gulfstream, Dassault e Embraer, além de reunirem gestores de patrimônio, banqueiros e investidores globais.
“Encerramos a quarta edição do Catarina Aviation Show com orgulho de ver o evento se consolidar como um dos maiores encontros da aviação executiva no mundo. Ampliamos a área do evento de 8 mil metros quadrados para 17 mil m², acompanhando a força do setor e a adesão crescente de marcas e fabricantes globais. Foram três dias intensos, com mais de 6 mil convidados, 70 marcas expositoras e mais de 40 aeronaves, helicópteros, embarcações e automóveis de alto padrão em exposição”, comemora Augusto Martins, CEO da JHSF.
A JHSF é referência no mercado de alto padrão no Brasil. Quais têm sido os principais diferenciais da empresa para manter sua liderança no setor de luxo em um cenário econômico desafiador?
Manter a liderança no mercado de alta renda exige mais do que produtos ou serviços sofisticados, requer especialização e foco total neste setor, sensibilidade para compreender, acompanhar e antecipar os desejos desse público. Conhecer e colocar esse cliente no centro de cada decisão é, para nós, inegociável.
Para seguir assim, nós desenvolvemos ecossistemas que reúnem sofisticação, conveniência, arquitetura de alto padrão e bem-estar, sempre com atenção minuciosa aos detalhes e uma visão de longo prazo. Nossa qualidade nasce da consistência, da escuta ativa e da habilidade de criar soluções integradas que aprimoram a experiência de viver, trabalhar, viajar e investir.
O que o senhor destacaria como os empreendimentos mais estratégicos da JHSF hoje? Há novos projetos em desenvolvimento que reforçam o posicionamento premium da marca?
Entre os projetos mais estratégicos, destaco a expansão do Shopping Cidade Jardim, cujas vendas cresceram 25% no último ano. Atualmente há uma fila de marcas globais para trabalhar conosco. Nessa expansão, teremos flagships exclusivas e novidades em gastronomia e wellness.
Inclusive, acabamos de anunciar a chegada da Chanel ao Cidade Jardim, com uma loja de 1.200 m2 e serviços exclusivos de personalização e manutenção de itens da marca, junto do restaurante francês Lou Lou. Além disso, a Dior, exclusiva do grupo, e a Prada irão dobrar o tamanho de suas lojas, a Rolex vai transformar sua loja em uma flagship e a Tiffany&Co vai adotar o conceito de ‘apartment’, já lançado em Nova York.
Já o Reserva Cidade Jardim, nosso novo empreendimento, contará com quatro dos edifícios mais icônicos da cidade, com residências de 455 a 1.300 m², arquitetura de Pablo Slemenson, interiores de Sig Bergamin e Murilo Lomas. São 20 mil m² de área total com vegetação preservada e futura integração aos serviços Fasano, com a presença do Hotel Fasano Cidade Jardim.
O Fasano Tennis Club, que deve ser inaugurado em breve, será o primeiro club Fasano em São Paulo. São 9 quadras de tênis (sendo 6 cobertas), quadras de squash, pickleball, simulador de golfe, spa, fitness center, piscinas, entre outros amenities. Tudo com a excelência Fasano, reunindo uma experiência integrada de esporte, convivência e hospitalidade.
No Complexo Boa Vista, em Porto Feliz, o Boa Vista Village já reúne natureza com esportes, cultura, hospitalidade. Agora, o empreendimento ganha novas camadas com o Town Center, um novo shopping a céu aberto que trará lojas, serviços e conveniência ao dia a dia. E, em breve, o ecossistema será ainda mais completo com a inauguração de uma unidade da Clínica Einstein e uma unidade multilíngue do Colégio Porto Seguro.
Outro marco importante é o São Paulo Surf Club. A primeira praia de surfe na capital paulista, a 15 minutos da Faria Lima. Nele, destacamos a exclusiva tecnologia PerfectSwell das ondas, além de todos *amenities* de um club completo com o selo JHSF.
Destaco ainda o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, dedicado à aviação executiva, que opera com alfândega 24x7, energia limpa e sem espera para pousos e decolagens. Diante da alta demanda e da lista de espera de aeronaves, estamos ampliando o número de hangares de 12 para 16.
Para o futuro próximo, em 2027, o Shops Faria Lima irá reunir nossa curadoria de grifes nacionais e internacionais, gastronomia e arquitetura refinada no quarteirão mais valorizado da Faria Lima, esquina com a Leopoldo Couto Magalhães. Levando qualidade e excelência para a região onde parte dos nossos clientes trabalha.
No exterior, a marca Fasano avança com hotéis em desenvolvimento em Miami, Londres, Cascais e Sardenha, somando-se às operações de Nova York e Punta del Este. Cada projeto tem arquitetura autoral, serviço de excelência e o DNA JHSF, integrando-se a um pipeline que deverá atingir 19 hotéis e 49 restaurantes nos próximos anos.
Houve uma redefinição de hábitos de consumo e novas demandas para o setor imobiliário e de hospitalidade, principalmente no que tange à busca por bem-estar e sustentabilidade. Como a JHSF se adaptou a essas mudanças e quais tendências vieram para ficar?
O comportamento do consumidor de alta renda mudou. Hoje, bem-estar, tempo de qualidade, esporte, natureza e sustentabilidade ocupam um lugar central na tomada de decisão. A JHSF acompanhou essa transformação, e atua para antecipá-la, incorporando esses valores em nossos projetos.
O nosso olhar para o bem-estar é amplo. Está presente desde o desenho dos nossos produtos até os detalhes da experiência. O Fasano Tennis Club é um exemplo dessa visão. Ao unir o esporte, como mencionei anteriormente, o lazer com bar e restaurante Fasano e uma agenda social e cultural que dará vida ao club. Tudo isso conectado aos residenciais, ao shopping, ao corporate center e ao serviço de hospitalidade do Complexo Cidade Jardim.
A natureza também é protagonista. Nossos projetos valorizam o paisagismo nativo, áreas verdes preservadas, iluminação e ventilação naturais e a integração entre arquitetura e ambiente. Criamos ecossistemas que respeitam o entorno e promovem mais equilíbrio na vida das pessoas.
O compromisso com a sustentabilidade é conduzido por um comitê ESG ativo. Um exemplo é o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, que foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil como referência em sustentabilidade.
A JHSF tem investido na integração entre lifestyle, mobilidade e experiências. Como o projeto do Catarina Fashion Outlet e do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo exemplifica essa visão?
O que estamos construindo vai além de empreendimentos independentes. A proposta da JHSF é desenvolver ecossistemas completos, que conectam mobilidade, compras, gastronomia, hospitalidade e moradia em uma mesma lógica de conveniência, sofisticação e visão de longo prazo.
Quem utiliza o Aeroporto Executivo, se hospeda nos hotéis Fasano, frequenta nossos restaurantes, faz compras nos shoppings da JHSF, mora em nossos empreendimentos ou passa temporadas no Boa Vista.
Ao lado do Complexo Boa Vista, o Catarina Fashion Outlet se consolidou como o maior outlet da América Latina. Por isso, estamos em expansão. Já é uma referência em experiência, com curadoria de marcas nacionais e internacionais, gastronomia de qualidade e uma infraestrutura preparada para receber famílias, turistas e moradores da região com conforto e praticidade.
Nossa ideia é sempre criar lugares que simplificam o cotidiano, respeitam o tempo das pessoas e ao mesmo tempo oferecem experiências únicas.
Inovação é um eixo central na atuação da JHSF. Quais tecnologias ou soluções disruptivas têm sido incorporadas às operações da empresa, seja em construção, gestão ou relacionamento com o cliente?
Incorporamos soluções tecnológicas em diferentes frentes do negócio para garantir o melhor para o cliente.
No relacionamento com o cliente, lançamos o JHSF ID Membership, um programa digital exclusivo com moeda própria: as JCoins. Essa plataforma integra cashback, benefícios em produtos e serviços, acesso a eventos e experiências com curadoria, além de um atendimento ultrapersonalizado via concierge. Essa é uma forma de aprofundar o vínculo com nosso público de alta renda, oferecendo valor real e recorrente.
Além disso, podemos citar o uso estratégico de dados e inteligência artificial: sempre respeitando LGPD, temos uma Visão 360 do Cliente, unificando as bases de dados de todos os nossos negócios. Essa integração permite decisões mais ágeis e assertivas, além de possibilitar a personalização das interações com os clientes por meio de agentes de IA, que recomendam produtos, serviços e experiências com base no histórico e nas preferências de cada perfil.
Nosso olhar para inovação também é presente da “porta para dentro” da JHSF. Nesse sentido, podemos destacar a eficiência operacional e a tecnologia embarcada também em processos internos, como a adoção da RPA (automação robótica de processos), que já são utilizadas para tarefas como conciliações bancárias e o fechamento de caixa das nossas diversas operações e negócios, aumentando a precisão e reduzindo o tempo e custo das rotinas operacionais.
Sustentabilidade tem ganhado relevância em todos os setores. Como a JHSF incorpora práticas ESG nos seus empreendimentos e na cultura organizacional?
Definimos compromissos claros, atrelados às metas de desempenho das lideranças, e monitoramos indicadores em todos os nossos segmentos. Em 2024, mais de 70% do consumo energético já veio de fontes renováveis, triplicamos o reuso de água e neutralizamos 100% das emissões diretas e indiretas do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional. O aeroporto também utiliza energia renovável certificada, rebocadores elétricos e gestão hídrica com captação de água de chuva e um programa de resíduos com desvio total de aterros. Fazemos monitoramento contínuo de ruído e proteção da fauna e flora locais, em parceria com projetos de reflorestamento e conservação.
Como disse, esses avanços renderam ao aeroporto o selo de referência da ANAC em práticas de descarbonização em 2023. No mesmo ano, conquistamos a certificação LEED Gold para o Catarina Fashion Outlet, ampliamos investimentos sociais e mantivemos presença em índices como o ICO2 da B3.
A marca JHSF se comunica diretamente com um público exigente e sofisticado. Como a empresa trabalha branding e posicionamento para manter essa conexão e se diferenciar globalmente?
Construir uma marca como a JHSF é o resultado de mais de cinco décadas de história, que unem tradição com inovação, modernidade e uma visão contínua de futuro e foco na qualidade. Esse equilíbrio entre legado e reinvenção talvez seja um dos principais motivos pelos quais conseguimos manter uma conexão genuína com um público tão exigente e seletivo.
A força da marca está na coerência. Em cada detalhe, seja na arquitetura, na paisagem, na relação com o cliente ou na forma como comunicamos, há uma linguagem clara, estética e comportamental que traduz com precisão o que acreditamos: autenticidade, qualidade, excelência operacional e sofisticação.
Nosso trabalho de branding não é guiado por tendências, mas por consistência. Mantemos o mesmo nível de exigência, a mesma curadoria e a mesma qualidade em cada entrega, independentemente da geografia.
E é justamente isso que nos diferencia globalmente. O público com o qual nos comunicamos valoriza experiências reais, entregas silenciosas, elegância funcional e marcas que falam pouco, mas entregam muito. Na JHSF, branding é sobre reputação construída ao longo do tempo e sustentada todos os dias. Nesse sentido, a presença do Zeco Auriemo conosco é fundamental e a grande referência para todos nós da JHSF.
A JHSF mostra ambições internacionais, especialmente com investimentos nos Estados Unidos. Quais são os próximos passos da empresa fora do Brasil, e como essas iniciativas se alinham com a estratégia global da marca?
A internacionalização da JHSF segue uma estratégia criteriosa, guiada pela escuta ativa e coerência com o perfil dos nossos clientes, cada vez mais globais em estilo de vida e visão de mundo. Nosso foco é estar presente nos destinos que dialogam com esse público, mantendo o mesmo padrão que nos diferencia no Brasil.
Depois de Nova York e Punta del Este, estamos levando a bandeira Fasano a Miami, Londres, Cascais e Sardenha. Cada projeto respeita a cultura local, mas mantém arquitetura autoral, serviço de alta hospitalidade e o DNA JHSF.
Ao criar pontos de contato em diferentes geografias, acompanhamos o cliente onde ele vive, viaja, investe e se relaciona, fortalecendo o vínculo com a marca de forma integrada.