Eleita melhor academia do Brasil, Cia Athletica amplia atuação com novas unidades em Brasília, Manaus e São Paulo

Rede premium comemora 40 anos com investimento milionário, novas modalidades e foco no atendimento personalizado.

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Richard Bilton, fundador e CEO da Cia Athletica. (Foto: Divulgação)

Fundada em 1985, a Cia Athletica comemora este ano 40 anos de atuação, com presença sólida nas cinco regiões do país, 18 unidades em operação, mais de dois mil colaboradores e uma estrutura de mais de 60 mil metros quadrados. Ao longo dessa jornada, a marca consolidou sua reputação como uma academia completa para todas as fases da vida, do bebê ao bisavô, com um propósito claro: fazer com que cada aluno saia melhor do que entrou.

“O mercado está crescendo, mas também está mais exigente. Nossa resposta é manter o mais alto padrão de qualidade, investir em inovação e, principalmente, continuar cuidando das pessoas com responsabilidade e seriedade”, afirma Richard Bilton, fundador e CEO da Cia Athletica.

Longevidade com propósito

Mais do que uma rede de academias, a Cia, como é carinhosamente chamada por seus mais de 35 mil alunos, construiu uma proposta de valor centrada em um princípio simples, mas poderoso: acolher pessoas com empatia, oferecer excelência técnica e inspirar hábitos saudáveis com leveza e conexão.

“Nosso compromisso é com o cuidado real com as pessoas. A Companhia Athletica nasceu com esse propósito e continua fiel à sua essência: oferecer uma experiência completa de saúde, bem-estar e acolhimento em estruturas modernas, com atendimento técnico e humano de excelência”, afirma Richard Bilton, fundador e CEO da rede.

Com modalidades adaptadas para todas as idades e perfis, a rede é reconhecida por sua atenção especial a diferentes fases da vida, promovendo longevidade ativa e qualidade de vida sustentável como pilares do futuro.

Tecnologia, expansão e uma experiência completa

Os 40 anos da Cia Athletica estão sendo comemorados com uma série de novidades estratégicas, entre elas a expansão da presença da rede no mercado de Brasília, que passa a contar, em breve, com sua segunda unidade na capital federal. A nova academia, que será a 19ª da rede, está em fase de construção no futuro Partage Shopping Brasília e contará com 5 mil m² e estrutura completa, reunindo todas as áreas de treino e bem-estar que posicionam a Cia Athletica como referência nacional no segmento.

Como parte desse movimento de crescimento, no primeiro semestre de 2025, foram inauguradas duas novas unidades: uma no Mooca Plaza Shopping, em São Paulo, e outra no Amazon Open Mall, em Manaus. Ambas contam com estrutura de última geração, ambientes modernos e completos para musculação, cardio, spinning, aulas coletivas e a exclusiva Orange Zone, metodologia da rede que combina treinos funcionais e cardiovasculares monitorados por frequência cardíaca, promovendo uma experiência segura, intensa e eficiente.

Em Manaus, o investimento de mais de R$10 milhões reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento regional e a geração de empregos, movimentando entre 60 e 100 postos diretos e indiretos. “Há uma forte demanda por qualidade no segmento fitness em Manaus. Essa unidade reforça nossa presença local e leva à cidade o que temos de melhor em infraestrutura, tecnologia e atendimento”, afirma Bilton. Leia entrevista completa com o CEO da Companhia Athletica.


A Companhia Athletica completa 40 anos em 2025. Qual foi o maior aprendizado dessa trajetória até aqui, e como essa experiência molda o futuro da rede?

Com os passar dos anos vimos a visão sobre atividade física passar por uma completa transformação. Na época em que decidimos apostar neste segmento, praticar atividade física não fazia parte das prioridades das pessoas, não era moda. Lembro que fomos muito questionados por investir na construção de um espaço premium, exclusivo para essa finalidade - a unidade Kansas, no Brooklin. E em 1985 já nascíamos com esse conceito de shopping, que integra várias modalidades esportivas e atende do bebê ao bisavô. Fomos pioneiros nesse modelo de negócio.

Hoje, a atividade física é, cada vez mais, sinônimo de saúde e medicina preventiva. E não só saúde física, mas também saúde mental. Nesse sentido, a academia também ganha novos contornos, pois é um espaço de socialização, antídoto tão importante para enfrentar o isolamento que temos visto crescer. Tudo isso só contribui para nos deixar otimistas quanto ao futuro do negócio.

A Cia Athletica conquistou o bicampeonato como melhor academia do Brasil em 2025. A que o senhor atribui esse reconhecimento contínuo por parte dos clientes?

Costumamos dizer que é preciso imaginar que temos um juiz arbitrando o nosso dia a dia o tempo todo. Por isso, a nossa filosofia, desde sempre, é fazer a coisa certa. Não se trata de uma simples venda, mas sim de consistência na entrega. Estar entre os primeiros é um indicativo de que entregamos com qualidade. Para isso, adotamos medições contínuas de satisfação. Fomos, por exemplo, dos primeiros a implantar o NPS - Net Promoter Score - no país, que é altamente rigoroso. Para se ter uma ideia, de uma nota de 0 a 10 sobre quanto você indicaria a Cia para um amigo, de 1 a 6 conta-se negativamente; de 7 a 8 é neutro; e de 9 a 10 é positivo.

Antes fazíamos duas pesquisas por ano, mas há algum tempo implantamos em toda a rede o MXM Medallia, maior empresa de NPS do mundo. A avaliação é contínua e recebemos as pesquisas via sistema, o que nos permite ver quase em tempo real erros e acertos, responder e tomar as decisões corretivas necessárias. Sem dúvida isso se reflete no nosso desempenho. E claro, o resultado do nosso crescimento é também fruto do famoso boca a boca, a partir de experiências bem-sucedidas. O aluno gosta, traz a família, conta para os amigos.

A nova unidade em Brasília, no Partage Shopping, reforça a estratégia de expansão. Quais critérios guiam as decisões de crescimento da rede no Brasil?

A cultura do nosso negócio passa por ser referência onde operamos. Queremos distância de quantidade e nossos investimentos em unidades são acima da média. Em geral, temos uma academia por praça e a meta é ocupar as principais capitais do país, mas com poucas unidades. A decisão de aumentar o número de academias em determinadas cidades, como São Paulo e Manaus, por exemplo, passa pela questão da mobilidade, ou seja, da dificuldade dos deslocamentos urbanos.

No momento, estamos comemorando a inauguração das unidades de Ponta Negra, em Manaus, e da Mooca, em São Paulo. Em abril de 2026, teremos novidade em Brasília, que será uma segunda unidade na cidade, mais uma referência, também com 5 mil m2, dentro de padrões de sustentabilidade, e com atividades que atenderão a todas as gerações – do bebê ao bisavô. Será bem completa e de uma beleza e abrangência incríveis, um verdadeiro clube supermoderno para todos os integrantes da família.

A tecnologia tem papel cada vez mais central na jornada do aluno. Como a Companhia Athletica equilibra inovação digital com o contato humano, que também é um diferencial da marca?

Certamente. O que tem por trás do nosso uso para a tecnologia é, sobretudo, tratar volume de forma individualizada. É a união da tecnologia com a humanização, que é o que nos diferencia desde sempre, ao contrário das low costs e daquelas que apostam em volume. Aliás, esse aspecto humano é um dos pontos que aparecem com mais destaque quando fazemos pesquisas comparativas à concorrência.

A Cia sempre se destacou por ser inclusiva, com modalidades e estrutura pensadas para todas as idades. Como vocês pensam a longevidade e a saúde integral como valor central da empresa?

A nossa filosofia, desde o começo, foi olhar para a família, para saúde física e mental das pessoas, tanto que o eixo de atuação sempre foi bem-estar. Gente cuidando de gente. Bom exemplo disso é o nosso programa Platinum, de longevidade saudável, que existe há mais de 20 anos em nossas unidades, muito antes de 60+ se tornar um público atrativo. Desde essa época já investíamos em publicidade com esse múltiplo olhar. Não só promovemos, mas também fazemos questão de ter em nossas unidades pessoas de todas as idades.

Em tempos em que muitos negócios fitness priorizam volume e marketing agressivo, a Companhia se posiciona com responsabilidade e seriedade. Como manter esse propósito vivo em meio à concorrência e às pressões de mercado?

Nunca tivemos quantidade como propósito do nosso negócio. O nosso foco está na consistência, nas pessoas e no cuidado em trazer para os frequentadores das nossas academias o que há de mais moderno e eficiente no universo da atividade física. Prova disso é que estamos falando da reputação de uma marca que está no mercado há 40 anos, com unidades absolutamente modernas e atuais.

Qual é a sua visão para os próximos 10 anos da Companhia Athletica? O que vem pela frente em termos de expansão, inovação e cultura organizacional?

Pode parecer estranho, mas acreditamos que vem mais do mesmo. A Companhia Athletica foi sempre vanguardista na entrega de novidades, contribuindo para a saúde das pessoas de forma leve e alegre. O que vivemos hoje: um trabalho incessante para acompanhar todas as mudanças do mundo e quem está se dando bem é porque se mantém acordadíssimo para as tendências. Quem acredita que atingiu o ápice, morreu.

Como temos uma variedade de atividades em nossas unidades, temos um hedge natural. Estamos, por exemplo, colocando o Hyrox na rede, competição fitness que combina corrida de exercícios funcionais em formato indoor, porque tudo indica que vem com tudo. Pickleball, mistura de tênis, tênis de mesa e badminton, é outro exemplo. Ao mesmo tempo, existe a realidade conservadora de que a atividade física supervisionada é superimportante. As pessoas terão sempre a necessidade de buscar centros de treinamento para que se exercitem de forma controlada. O que pode impactar negativamente é a proliferação de academias de forma desenfreada. Nesse contexto, acreditamos que é preferível esperar mais, mas ter algo maior, mais resiliente e com melhores entregas.