Bajaj: com fábrica própria, marca indiana de motos cresce no Brasil
A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação.
Montadora já conta com cinco modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro. (Foto: Divulgação)
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a montadora estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022. Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação.
Atualmente, os cinco modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Pulsar N150, a Dominar NS160, a Dominar NS200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica. Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram emplacadas mais de 26 mil motocicletas da marca. A Bajaj também alcançou, pela primeira vez no mês de dezembro do ano passado, a 5ª posição no ranking do mercado brasileiro, resultados que demonstram o crescimento consistente no país.
Potencial de mercado
Gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). (Foto: Divulgação)
No resultado de produção mensal desde a inauguração da fábrica, abril deste ano foi o mês recorde, com 2560 motocicletas produzidas. Considerando o resultado até o final de junho, a produção do primeiro semestre de 2025 cresceu 50% em relação ao segundo semestre de 2024. “O board da Bajaj Auto Limited sempre acreditou no nosso país e segue nos dando todo o suporte para seguirmos crescendo de maneira sólida e sustentável para levarmos opção de escolha para um número cada vez maior de motociclistas brasileiros”, destaca Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Gigante global
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas alcançam a marca de 7 milhões de unidades produzidas por ano.