Sotreq desenvolve motor marítimo com etanol e posiciona Brasil na vanguarda da descarbonização
Projeto piloto em parceria com a CBO marca a primeira conversão do mundo de um motor da linha MaK para operar com etanol e diesel em sistema dual-fuel.
Iniciativa marca a primeira conversão de um motor marítimo no mundo com essa tecnologia. (Foto: Divulgação)
A Sotreq anuncia o desenvolvimento de uma nova geração de motores baseados em etanol. A iniciativa visa oferecer alternativas mais limpas para setores com uso intensivo de combustíveis fósseis globalmente, como ocorre no segmento marítimo.
A principal novidade envolve um projeto piloto - a conversão inédita de um motor da linha MaK (marca do grupo Caterpillar) com capacidade de operar um blend de diesel e etanol (sistema dual-fuel), em projeto desenvolvido em parceria com a empresa brasileira de apoio marítimo, a CBO. A iniciativa marca a primeira conversão de um motor marítimo no mundo com essa tecnologia, posicionando o Brasil na vanguarda global de soluções para descarbonização no segmento.
“O etanol se apresenta como uma alternativa viável, limpa e economicamente acessível para o país com o mesmo potencial e eficiência de um modelo a combustão. Nosso objetivo é liderar essa transformação e acelerar o processo de transição energética em segmentos de alta demanda, como o marítimo”, afirma Rodrigo Feria, Gerente de motores e desenvolvimento de mercado da Sotreq.
Etanol: energia limpa, acessível e brasileira
Produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol brasileiro é reconhecido internacionalmente por seu baixo impacto ambiental. Considerando todo o seu ciclo de vida, sua queima pode reduzir de 80% a 90% das emissões de CO₂ equivalente quando comparado a combustíveis fósseis como diesel e gasolina.
Além dos benefícios ambientais, o país conta com uma infraestrutura consolidada para distribuição do combustível, o que reforça sua viabilidade logística e econômica frente a alternativas como hidrogênio verde ou metanol verde — que, embora promissoras, ainda enfrentam desafios de escala e disponibilidade.
Solução tecnológica pioneira
O projeto desenvolvido pela Sotreq/Caterpillar com a CBO permitirá que motores como os da linha MaK, originalmente movidos a diesel, por meio de um retrofit com impacto mínimo na estrutura original dos equipamentos.
A previsão é que o primeiro motor convertido esteja operacional já em 2026. Além disso, a multinacional (Caterpillar) avança no desenvolvimento de motores que poderão operar com etanol desde a origem, ampliando as possibilidades de aplicação futura para novas embarcações.
Compromisso com a descarbonização
A adoção do etanol como combustível alternativo está alinhada às metas da Organização Marítima Internacional (IMO) para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), e reforça o compromisso da Sotreq em liderar soluções que apoiem seus clientes na transição energética de forma concreta, eficiente e segura.
“Mais do que fornecer motores queremos ser agentes da mudança, influenciando a partir da inovação sistêmica o desenvolvimento de tecnologias e soluções que não só façam sentido para nossos clientes e para o Brasil, mas que possuam valor sustentável de longo prazo”, destaca Rodrigo.